segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

O que colocar nas paredes da sala de aula para torná-la como um ambiente alfabetizador

 
O educador que tem como finalidade principal a aprendizagem de seus alunos. Deve proporcionar uma sala de aula que lhes permita ter acesso a diversos tipos de cultura escrita, com os quais possam interagir.
O grande desafio do educador é alfabetizar letrando, ou seja, proporcionar interações com a cultura escrita de forma que o aluno faça uso social da linguagem escrita, vista que, para vivermos em uma sociedade letrada é necessário sermos letrados. Para tanto, é indispensável, um ambiente alfabetizador na sala de aula.
VEJA O QUE COLOCAR NAS PAREDES DA SALA DE AULA
CHAMADINHA/LISTA DE NOMES DOS ALUNOS.
Essa pode ser bem criativa e ilustrada, gosto daquelas em que você encaixa as fichas dos nomes, assim você pode utilizar as fichas dando para os alunos manusearem, na internet você encontra vários modelos.
CALENDÁRIO
Utilizo sempre um bem grande com o tema da turma, onde posso fixar número por número assim trabalho numerais todos os dias na rotina. Meses e Dia da Semana também são moveis.
COMBINADOS DA TURMA
Deve-se fazer um acordo de comportamento com os alunos, o que se pode e o que não pode, e registrá-lo em mural, através de palavras ou desenhos.
ROTINA
Crianças gostam de Rotina, por isso é interessante ter bem visível na sala toda ordem das atividades do dia, em desenho ou registro escrito.
PALAVRAS MÁGICAS
As regrinhas da boa educação também devem estar fixadas para toda turma.
ALFABETO e NUMERAIS
Para crianças de 4 anos ou menos, dê preferência a alfabetos não ilustrados, pois estão na fase icônica.

Citação inicial –> http://educart-fazdeconta.blogspot.com.br/p/pesquisas.html

0 comentários :

Postar um comentário