quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Plano de aula - Livro de parlendas

Atividades para trabalhar folclore com parlendas com turmas do 1º e 2º Ano. O plano de aula tem como objetivos favorecer situações de escrita com base em textos memorizados e possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético. 
planos de aula para educação infantil para trabalhar folclore com parlendas
Conteúdo 
- Escrita. 
Anos 
1º e 2º anos. 
Material necessário 
Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis. 
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Leia outras e acrescente à lista.
Flexibilização para deficiência intelectual
Encaminhe para o aluno algumas parlendas como lição de casa para que a família o ajude a memorizar partes da história e os títulos.
2ª etapa 
Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: "Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?", "O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?". Peça que leiam o que escreveram - essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita. 
3ª etapa 
Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: "Quantas letras deve ter esse pedaço?", "Com qual letra deve terminar o verso?". Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.
Flexibilização para deficiência intelectual 
Coloque o aluno com uma das duplas e considere os conhecimentos dele ao realizar esse agrupamento. 
4ª etapa 
Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o no quadro negro. 
5ª etapa 
Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado. 
6ª etapa 
Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda. 
Produto final 
Livro com parlendas eleitas pelo grupo. 
Avaliação 
Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?

0 comentários :

Postar um comentário